Followers

Tecnologia do Blogger.

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Não jogue fora seus amuletos: superstição funciona mesmo

Postado por gb terça-feira, 20 de julho de 2010

http://www.diariodasaude.com.br/news/imgs/ferradura-da-sorte.jpg

Amuletos que funcionam
Não zombe dos pés de coelho e de outros amuletos da sorte que muitas pessoas costumam trazer consigo.
Uma nova pesquisa demonstrou que ter algum tipo de símbolo ou amuleto da sorte pode realmente melhorar o desempenho das pessoas - pelo mecanismo simples de aumentar a sua autoconfiança.

Superstição nos esportes
"Eu acompanho vários esportes, eu leio sobre esportes, e eu percebi que frequentemente os atletas - inclusive atletas famosos - têm superstições," diz Lysann Damisch, da Universidade de Cologne, na Alemanha.
Michael Jordan usava um calção da sua equipe da faculdade sob seu uniforme da NBA para dar sorte; Tiger Woods veste uma camisa vermelha nas partidas aos domingos, geralmente o último e mais importante dia do torneio.
"E eu ficava me perguntando, por que eles fazem isso?"

Amuleto da sorte
Com seus colegas Barbara Stoberock e Thomas Mussweiler, Damisch projetou um conjunto de experimentos para ver se a ativação das crenças supersticiosas das pessoas poderia melhorar seu desempenho em uma tarefa.
Em um dos experimentos, os voluntários foram orientados a levar um amuleto da sorte com eles. Em seguida, os pesquisadores levaram o amuleto embora com o argumento de que queriam tirar uma foto dele.
As pessoas levaram todos os tipos de itens, de antigos animais empalhados e anéis de casamento até pedras da sorte.
Metade dos voluntários recebeu seu amuleto de volta antes de iniciar o teste. Para a outra metade foi dito que havia um problema com a câmera e que eles iriam recebê-los de volta mais tarde.

Autoconfiança
Os voluntários que receberam seu amuleto da sorte antes do teste se saíram melhor em um jogo de memória no computador. Testes subsequentes mostraram que esta diferença de desempenho se devia ao seu sentimento de autoconfiança.
Eles também estabelecem metas mais elevadas para si mesmos. Apenas desejar boa sorte para alguém, como "Eu aperto o polegar para você" - a versão alemã de "Estou cruzando os dedos por você" - o desempenho dos voluntários melhorou em uma tarefa que exigia destreza manual.
É claro que mesmo Michael Jordan perdia jogos de basquete de vez em quando. "Isso não significa que você vai ganhar, porque, naturalmente, ganhar e perder é outra coisa," diz Damisch.

0 comentários

Postar um comentário